Saiba mais sobre o HIIT – Treino intervalado de alta intensidade

O HIIT (High Intensity Interval Training) é uma sigla em Inglês que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade.

O HIIT surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no final da década de 40 e início da década de 50 e é um estilo de treino para melhorar o condicionamento físico. A modalidade é bastante utilizado para quem deseja emagrecer. Ele se caracteriza pela forma de se executar, onde o praticante faz exercícios intercalando momentos de alta intensidade com momentos de baixa intensidade.

Atualmente este tipo de treino se adaptou em várias modalidades ( Corrida, Bike, Natação…) ou seja, se usa o HIIT em quase tudo no meio da atividade física.

O HIIT é indicado para quem quer emagrecer ?

Sim, como o treinamento é executado em alta intensidade , os nossos músculos irão necessitar de muita energia para conseguir praticar o exercício . O nosso corpo de uma forma geral, utiliza as gorduras e os açúcares como fonte de energia, se a atividade demanda de muita energia consequentemente o corpo irá gastar ainda mais , eliminando assim aquele excesso de peso indesejado .

Existem vários modelos de execução na esteira (1’/1’ , 30”/30” , 20”/10” , 4’/1’ ) . Um exemplo seria submeter o aluno a uma corrida (o máximo de esforço possível)   por 30 segundos seguido de 30 segundos parado ou em uma velocidade menor (30”/30”). Ou então em outro intervalo com 1 minuto de corrida seguido de 1 minuto parado ou em uma velocidade menor (1’/1’). Lembrando que para prescrever um treinamento na esteira , é  realizado previamente um teste físico de corrida . Há também a possibilidade de se fazer na Bike , seguindo os mesmos princípios .

Esses treinos podem durar de 8 minutos até 60 minutos de tempo total, dependendo do protocolo de treino que o professor prescrever. Muitos estudos mostram que a prática dessa modalidade traz muitos benefícios inclusive para Hipertensos, Cardiopatias e até Gestantes , mas desde que executado corretamente .

Antes de iniciar o treinamento , deve-se levar em consideração alguns fatores como: se o indivíduo têm ou já teve alguma lesão osteomuscular , se possui uma coordenação motora adequada para aquela atividade ou se possui uma estrutura muscular(força) adequada para a prática.

Então a orientação é, procure fazer uma avaliação medica antes , para checar se você está com a sua saúde em dia ,  e um profissional de educação física qualificado para que ele possa orientar da melhor forma possível  a prática da modalidade .

Autor : Jose Carlos , professor de educação física e personal trainer .

 

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