Outubro um mês vestido de rosa

Rosa é a cor oficial de uma campanha que começou há mais de 20 anos nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo, e se dedica a mostrar às mulheres a importância de se prevenir contra o câncer de mama, doença que mata mais de 14 mil mulheres por ano no Brasil.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, o câncer de mama representa 28% dos casos novos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente após os 50, em média são 57 mil casos novos no país a cada ano. O mastologista, Dr. Fabrício Fregona lembra que a doença também atinge os homens, porém em menor proporção. “Os casos no sexo masculino representam 1% do total de casos”.

O mastologista explica ainda que o melhor remédio contra a doença ainda é a prevenção. “Ter uma alimentação saudável, equilibrada e fazer exercícios físicos como forma de manter o controle de peso, ficar atenta a qualquer alteração na mama, e buscar um médico que vai avaliar a necessidade do rastreamento precoce em caso de uma parente desenvolver o câncer de mama antes dos 50 anos, são algumas das maneiras de se prevenir e também de descobrir precocemente a doença”, salienta Fregona.

Dr. Fabrício alerta também para necessidade de fazer a mamografia todos os anos após os 40 anos. “A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que após os 40 anos todas as mulheres devem fazer uma vez ao ano a mamografia”.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares