Obesidade e varizes. Entenda a relação entre elas

Além de todos os males relacionados ao excesso de peso, como pressão alta, dores nas articulares e diabetes, pessoas com varizes também sofrem mais quando o ponteiro da balança sobe. É que entre os vários fatores de risco para o surgimento da doença está o sobrepeso.

Mas como a obesidade pode afetar as veias. Dr. Gustavo Coffler, Angiologista e Cirurgião Vascular do Centro Médico Laguna, explica essa relação: “Pessoas obesas apresentam um aumento no volume interno abdominal, principalmente por acúmulo de gordura entre os órgãos, o que gera uma compressão das estruturas intra-abdominais, incluindo algumas veias que levam o sangue de volta para o coração. Ou seja, essa compressão dificulta a volta do sangue, que fica parado nas veias das pernas, aumentando a sua dilatação e piorando as varizes e seus sintomas”.

Dr. Gustavo lembra ainda que a obesidade, isoladamente, não causa varizes, ela está associada a uma maior gravidade do quadro. “O fato de uma pessoa ser obesa não é suficiente para que se desenvolvam varizes. Porém, se ela já tiver varizes o quadro será mais severo e com mais chances de complicações do que se a mesma pessoa estiver com peso considerado adequado”.

Por isso nunca é demais lembrar alguns cuidados básicos com a saúde:

Controle sua alimentação
Durma bem
Faça exercícios físicos regularmente
Sempre que preciso, procure o angiologista!

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares