Mitos e verdades sobre anemia

aneniasO nome é conhecido, no entanto quando o assunto é anemia surgem várias dúvidas. Dr. Gedson Silotti explica o que é mito e o que é verdade sobre a doença.
Irritabilidade, várias infecções seguidas, tontura, unhas quebradiças, e dor de cabeça são apenas alguns sintomas de uma doença popular, porem pouco conhecida da maioria das pessoas, a anemia.
O Hematologista do Centro Médico Laguna, Dr. Gedson Silotti, explica que a “anemia é uma deficiência que afeta a produção de hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue e que transporta oxigênio para todas as partes do nosso corpo”.
Dr. Gedson diz ainda que as causas da anemia podem ser várias, entre elas: “deficiência de ferro e vitaminas no organismo, mau funcionamento da medula óssea, doenças crônicas, gravidez e fatores hereditários”. E que a melhor forma de verificar o que está acontecendo é um exame de sangue simples, o hemograma.
Existem vários tipos de anemia, entretanto as mais comuns são anemia ferropriva, causada pelo baixo consumo de alimentos com ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre, ou também pode surgir após uma hemorragia ou menstruação severa, devido à perda de ferro pelo sangue. E a Anemia falciforme, tipo de anemia genética causada pela destruição das células vermelhas do sangue, e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés e dor em todo o corpo.
Confira alguns mitos e verdades sobre anemia:
Cozinhar feijão com um prego dentro da panela ajuda curar anemia: MITO: o ferro presente nos pregos não tem uma absorção eficiente pelo nosso organismo. Além disso, prego tem metais pesados em sua composição, e não é feito pensando nesse fim.

Anemia pode dar vontade de comer terra: VERDADE: vontade de comer terra é um sintoma comum em pessoas que sofrem com anemia ferropriva devido à necessidade do organismo em melhorar sua nutrição carente de minerais.
Anemia Mal tratada Pode Virar Leucemia? MITO: Apesar de ambas ocorrerem no sangue, uma anemia mal curada não evolui para uma leucemia, que é um tipo de câncer. Já quando o indivíduo tem leucemia pode ocorrer de também ter anemia, já que a medula óssea não produz corretamente os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
Pessoas anêmicas não podem praticar esportes ? MITO. A doença não é contraindicada para prática de atividades físicas. Pessoas com anemia podem ficar indispostas para se exercitar, mas nada que impeça qualquer atividade.

A diabetes pode causar anemia: VERDADE. Um dos possíveis problemas ocasionados pela diabetes é o comprometimento da função renal e aparecimento de um quadro de anemia.
Anemia é sempre um sinal de má alimentação: MITO. Existem outros fatores que, como por exemplo o hereditário, pode levar à doença.

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares