Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Hipertensão Arterial foi o assunto do Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel. O evento aconteceu no último sábado, 06 de abril, na academia Biotrainer, em Linhares.

Durante o evento nós conversamos com o professor de educação física Eduardo Sales sobre a importância do Exercício Físico na prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial.

 

Hipertensão arterial (HA) e Exercício Físico:

A Hipertensão arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doença renal hipertensiva e acidente vascular cerebral. Ela também tem associação com o desenvolvimento de déficit cognitivo e demência.

Em 1 década, 7,6 milhões de mortes no mundo estarão relacionados a HA, e mais da metade desses indivíduos estarão na sua fase produtiva da vida, entre 45-69 anos.

No Brasil, 36 milhões de pessoas são hipertensas, a prevalência na população adulta brasileira varia de 22,3% a 43,9%. E o aparecimento está cada vez mais precoce  , estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras de HA . Em 2013, houve mais de 1 .300 .000 óbitos relacionada a HA , e desses 340 mil (29,8% ) decorrentes de doença cardiovascular , principal causa de morte no pais !

A prática de exercício físico regular é um determinante chave modificável da HA e é reconhecida como uma terapia para a prevenção, tratamento e controle da pressão arterial elevada. Em média, o exercício físico aeróbico regular reduz a pressão arterial sistólica em 5-7 mmHg, enquanto que o exercício de resistência reduz a pressão arterial sistólica em 2-3 mmHg em indivíduos com HA. Estas reduções da pressão arterial seguem a “lei dos valores iniciais”, tal que indivíduos com valores basais elevados nos níveis pressóricos experimentam reduções maiores nos níveis pressóricos com a atividade física. Em outras palavras, o exercício funciona melhor naqueles que podem se beneficiar mais!

A redução da pressão arterial nessa magnitude diminui o risco cardiovascular global em 20-30% . Por essa razão todas as grandes organizações de saúde pública universalmente recomendam o exercício aeróbico como prevenção primaria e tratamento da HA . Semelhante como uma prescrição medicamentosa, indivíduos podem ser “ prescritos “ com uma prescrição de exercício para a prevenção, tratamento e controle dos níveis pressóricos elevados .

 

Confira a vídeo sobre Hipertensão Arterial e Exercício Físico, com Dr Nelson e o professor Eduardo Sales:

 

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares

Exercício Aeróbico – Dr Nelson fala dos benefícios

Exercício Aeróbico – Dr Nelson fala dos benefícios

Exercício aeróbico é ideal para quem quer perder peso e acelerar o metabolismo