Frequência cardíaca máxima e alvo

Frequência cardíaca máxima e frequência cardíaca alvo , você sabe o que significa ?

Frequência cardíaca ( FC ) máxima , zona de frequência cardíaca alvo : você provavelmente já deve ter ouvido falar nestes termos em algum momento , mas você saberia dizer o significado real e por que eles são importantes ?
Em se tratando de treinamento e aptidão física , a sua FC ou o pulso , é realmente importante , mas surpreendentemente , não é necessário ser um especialista para entende-lo . O nosso cardiologista da clinica CEMEL , Dr Nelson , irá explicar com mais detalhes !

 

O que é a sua FC de repouso e por que você deve valorizá-lo ?

A sua FC de repouso é exatamente o que o nome diz – a sua FC quando você está descansando . O melhor momento para checa-lo é logo pela manhã quando nós acordamos . Você pode conta-lo colocando o seu dedo indicador e médio esquerdos no punho direito , sobre a artéria radial , a qual está na mesma linha que o seu polegar . Você pode também palpar o pulso na sua artéria carótida no pescoço , com os mesmos dedos da mão , próximo da sua laringe . Em ambos os casos , conte o número de vezes que você sente o seu pulso em 15 segundos e então multiplique por 4 e assim achar o seu batimento por minuto ( bpm ) .

Você sabia que a FC de repouso é um bom indicador do seu nível de aptidão física . Quanto mais baixo for a sua FC de repouso , mais fisicamente você está em forma .

 

Frequência cardíaca máxima e frequência cardíaca alvo

 

Por que você deve saber a sua FC de repouso ?
Quanto mais rápido você retorna para a sua FC de repouso após a pratica de alguma atividade
física , isto sugere um melhor condicionamento cardiorrespiratório .

 

 

FC máxima : como identificar a sua zona de FC alvo !

Para identificar a sua zona de FC alvo , você deve primeiro calcular a sua FC máxima . A maneira mais fácil de calcular a FC máxima é fazendo uma simples equação de subtração : 220 – sua idade : sua FC máxima . Aí você deve multiplicar 85% ou 0,85 pela sua FC máxima e assim achar a sua FC alvo .

 

Agora afim de ficar em forma , você deve se exercitar objetivando o aumento da sua FC – transpirar e queimar calorias . A melhor maneira de você acompanhar a sua FC durante os treinos , para identificar se você está em sua zona de FC alvo , é usando um monitor de FC ou frequencimetro .

Treinando em sua zona de FC alvo ? Algumas dicas úteis para os iniciantes !
Inicialmente , pode ser difícil para os que estão começando a prática de uma atividade física treinar na zona de FC alvo , o que é bastante normal . Dito isso , é também possível que em algum momento do seu treinamento a FC ultrapasse os 85% , e chegue até mesmo aos 100% ou além da FC máxima . Isto é extremamente difícil de se sustentar durante todo o treino , mas não há com o que se preocupar , você provavelmente vai sentir a necessidade de descansar nesse momento e naturalmente a sua FC irá cair para um nível menor .

 

As dicas e as formulas descritas acima são aplicáveis para pessoas saudáveis . Caso você tenha algum problema cardíaco , esteja em uso de alguma medicação , ou tenha sido alertado pelo seu médico para ficar em determinada faixa de FC , esteja certo de seguir essas orientações . E , como sempre , consulte o seu médico antes de começar qualquer modalidade de treinamento físico , explica o Dr Nelson .

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares