Diabéticos: protejam o seu coração!

Se você descobriu que é diabético é hora de começar a se preocupar com seu coração. Poucos pacientes entendem essa relação mas ela existe e é preocupante. Isso porque a doença é considerada um dos maiores fatores de risco para problemas cardíacos.

A hiperglicemia (o excesso de açúcar no sangue), bem como a resistência à insulina, presente no diabetes tipo 2, levam a um estado inflamatório crônico das artérias, favorecendo à aterosclerose (doença em que há a obstrução de artérias por placas de gorduras).

Medidas como o controle intensivo da glicemia (nível de açúcar no sangue) contribuem muito, mas não é o suficiente para prevenção de complicações cardiovasculares.

Estatísticas apontam que, 50 a 80% das mortes em pessoas com diabetes (acima de 65 anos), ocorrem devido a doenças cardiovasculares, principalmente o infarto Agudo do Miocárdio. Diabéticos podem infartar sem perceber.

A boa notícia é que é possível prevenir essas doenças cardíacas mesmo sendo diabético. Alimentação equilibrada, atividade física regular e medicamentos, quando prescritos, são essenciaisO tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar (que envolve endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros profissionais).

A prevenção em geral passa pela mudança de hábitos, tais como:

– abandono do tabagismo e sedentarismo;

– Prática regular de exercício físico;

– Alimentação equilibrada (redução do consumo de carboidratos e gorduras saturadas e trans, aumento da ingestão de fibras, hortaliças, e gorduras do “bem”: mono e poli-insaturadas);

– Utilização de medicamentos que comprovadamente são cardioprotetores.

Fonte: Dra. Alini Bitti, endocrinologista do Programa de Hipertensão e Diabetes, do município de Linhares-ES.

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares