Dia Mundial do Coração: Mortes por doenças do coração ultrapassa 260 mil no Brasil em 2018

Os números da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam mais de mil mortes provocadas por doenças cardiovasculares por dia.

29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Hábitos saudáveis, boa alimentação e a prática de exercícios são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares. O alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia é para o número crescente de mortes relacionadas a saúde do Coração.

De acordo com o Cardiômetro, sistema que indica o número de mortes por doenças cardiovasculares, no ano passado foram 383.961 mortes (número estimado). Até o fim de agosto desse ano esse número superou os 260 mil. Com base nesses dados, são mais de 1 mil mortes por dia, sendo 43 por hora.

Esses dados alertam para a importância da prevenção e o tratamento adequado para pacientes com fatores de risco como diabéticos, obesos, fumantes e hipertensos, por exemplo.

Para garantir a longevidade e bom funcionamento do coração além de uma alimentação saudável, a pratica de atividades físicas e uma vida sem estresse, é importante visitar um médico com frequência.

Para o paciente com diagnóstico de insuficiência cardíaca é imprescindível o acompanhamento de um cardiologista. Ele dará as orientações necessárias para o tratamento, incluindo o uso de remédios para o controle da pressão.

 

 

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares