Aumento dos níveis de colesterol preocupa especialistas

300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, causadas pelo colesterol alto.

Apesar de ser uma gordura importante para o organismo, o excesso de colesterol pode causar várias complicações para a saúde. O alerta é do Cardiologista, Dr. Nelson Hideaki Kato, do Centro Médico Laguna, no dia Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado nesta terça-feira, 08.
O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em LDL, mau colesterol, é o HDL, ou bom colesterol.

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia recentemente revelou que o brasileiro não se preocupa com suas taxas de colesterol e 67% das pessoas desconhecem os seus valores atuais. Ainda de acordo com esta mesma entidade, 300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, Porém, segundo Dr. Nelson, “a população não sabe que o LDL elevado (colesterol ruim) é um dos principais fatores de risco, assim como obesidade, tabagismo e sedentarismo”.

Dr Nelson explica que o excesso de colesterol é considerado um perigo para o coração. “O colesterol elevado é uma das principais causas de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral isquêmico. Portanto, ele é necessário para vivermos, mas é preciso ingeri-lo, na forma de alimentos, de maneira equilibrada”, explica Kato.
O especialista diz que a melhor maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco. “Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, álcool, obesidade e o estresse”. Em contrapartida, “é muito importante fazer atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos – já que o sedentarismo reduz o LDL, o colesterol ruim”, salienta o médico.

Alimentos que aumentam o colesterol
Alimentos industrializados;
carnes gordas;
frios e embutidos como salame, presunto e linguiça;
leite integral e derivados;
sorvetes, chocolates, doces de coco, milk-shake;
frituras;
biscoitos ou pães amanteigados, pão de queijo e pães doces com recheio.

Alimentos que controlam o colesterol
Carnes magras, aves sem pele, peixes;
cereais como arroz integral, milho, soja, aveia e pães integrais;
todos os tipos de legumes e verduras;
frutas;
óleo de oliva extra virgem;
leite desnatado e seus derivados.

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