Atividade física na terceira idade pode?

atividade idososNão é de hoje que médicos e demais profissionais da área de saúde batem na tecla da prática periódica de atividade física para uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento com mais saúde, afinal o tempo passa para todos. O alerta é do médico Dr. Sérgio Téran, do Centro Médico Laguna, no mês que comemoramos o Dia do Idoso, lembrado no último dia 1º, e o Dia Mundial do Coração celebrado no próximo dia 29.
Mas atividade física na terceira idade pode? Não só pode como deve. É o que explica o especialista. “Pessoas na terceira idade, respeitando-se a condição física de cada um, podem e devem fazer algum tipo de atividade física”. Os benefícios, segundo Dr. Sérgio, são vários, desde combater doenças cardiovasculares e controlar a pressão arterial, até a diminuição nos riscos de Acidente Vascular Cerebral, AVC, infartos, relata Téran.
Além da saúde a pratica de atividade física para quem já passou dos 60 também é muito importante para manutenção da autonomia do idoso. É o que garante a Personal Trainer Leila Wandekoeken Pratti Coffler. “Trabalho há anos com idosos e percebo que eles tornam-se mais ativos e participantes nos meios sociais e familiar, além de serem mais independentes”, salienta Leila.
Leila disse ainda que a musculação na terceira idade, por exemplo, “é muito eficaz no ganho ou na manutenção da massa muscular o que está diretamente relacionado à melhoras metabólicas , melhoras posturais e melhoras na mobilidade e equilíbrio”.

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares