Aneurisma da aorta

Os aneurismas acontecem quando uma artéria se dilata devido ao enfraquecimento da parede desse vaso sanguíneo. Essa situação é mais comum na aorta, a maior artéria do corpo. Ela sai do coração e é subdividida em aorta abdominal e aorta torácica.

Subdivisão da Aorta (imagem – divulgação)

 

Para o angiologista e cirurgião vascular, Gustavo Coffler, de acordo com tamanho da dilatação, maior o risco dele estourar e causar um hemorragia. Ainda segundo o médico os sintomas de um aneurisma da aorta rompido não
são fáceis de serem percebidos, por isso é importante que o paciente portador de aneurisma, seja encaminhado ao serviço médico imediatamente quando apresentar queda de pressão, palidez e diminuição da temperatura da pele.

Pacientes diagnosticados com doenças como diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão e doenças coronárias estão mais propensos a desenvolver um aneurisma, já que essas doenças estão ligadas ao acúmulos de placas de gordura no interior das artérias.

 

Ilustração da aorta dilatada por causa de um aneurisma (imagem – divulgação)

A idade também é um fator de risco. Homens com mais de 65 anos estão mais sujeitos a terem aneurisma da aorta.  A taxa de mortalidade das vítimas de um aneurisma é alta e varia entre 65% e 80% dos casos. O tratamento indicado para o aneurisma da aorta com diâmetro acima de 5,5 cm é a cirurgia, hoje em dia feita também por técnicas minimamente invasivas sem necessidade de cortes. Ainda, segundo o médico Gustavo Coffler, a melhor maneira de prevenir um aneurisma é combater os fatores de risco e fazer o check up vascular periódico.
Portanto não se esqueça, cuide da sua saúde!

 

 

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares