6 Motivos para você parar de fumar e beber

Álcool e cigarro, dois perigosos inimigos do coração O alerta é do cardiologista do Centro Médico Laguna, Dr. Nelson Hideaki KatoÁlcool e cigarro, dois perigosos inimigos do coração. O alerta é do cardiologista do Centro Médico Laguna, Dr. Nelson Hideaki Kato, na semana de Controle do Alcoolismo e Combate ao Fumo.

Além de problemas graves causados ao fígado já conhecidos por muitos, como a cirrose que pode levar a morte, o consumo excessivo de álcool também representa um risco para o surgimento de doenças cardíacas. O mesmo acontece com o cigarro, que consumido em qualquer quantidade, já representa um risco para várias partes do organismo, inclusive o coração. O alerta é do cardiologista do Centro Médico Laguna, Dr. Nelson Hideaki Kato.

Dr. Nelson diz que o álcool em grande quantidade causa enfraquecimento das células musculares cardíacas, levando a uma doença chamada cardiomiopatia alcoólica, condição caracterizada pela agressão ao músculo cardíaco.

A cardiomiopatia é uma condição em que o músculo cardíaco torna-se inflamado e ampliado. Por estar ampliado, este músculo é esticado e torna-se fraco. Isso significa que ele não consegue bombear sangue tão rápido como deveria. Se o músculo cardíaco torna-se muito fraco, há riso de insuficiência cardíaca.”, explica Dr. Nelson. Os sintomas incluem dor no peito, palpitações, tosse, fadiga e dificuldades para respirar.

Ainda segundo o especialista o álcool também está ligado a arritmias que em casos mais graves leva a uma parada cardíaca.

Um dos órgãos mais afetados pelo uso do cigarro é o coração. “O cigarro eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos”, salienta Kato.

6 Motivos para você parar de fumar e beber:

O tabagismo causa pelo menos 50 doenças, inclusive câncer, e, no Brasil, mata 400 pessoas por dia. Fumar é a principal causa de morte evitável do mundo. O mesmo acontece com o consumo de álcool, além da saúde ficar prejudicada o consumo de álcool pode atrapalhar e muito sua vida. Além dos problemas cardíacos citados acima conheça 6 motivos para você parar de fumar e beber.

Família: Quem bebe perde o respeito e a autoridade familiar com os filhos. Além disso, está comprovado que as famílias que bebem influenciam os adolescentes a beber.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O cigarro é o principal causador da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que acontece devido à obstrução progressiva do fluxo aéreo. Fumantes têm uma chance 4,5 vezes maior de desenvolver a doença do que pessoas não fumantes.

Outras drogas: Na maioria dos casos de dependentes químicos, o álcool foi a porta de entrada para as outras substâncias.

Fumar prejudica o sexo. O tabagismo é uma das principais causas de disfunção erétil, ou seja, impotência sexual, além de diminuir a fertilidade.

Volante: Com a Lei Seca, quem é flagrado dirigindo alcoolizado é penalizado. Mesmo que não seja pego em uma blitz, quem bebe e dirige corre o risco de morrer ou matar outras pessoas por falta de reflexo na direção.

Melhore sua digestão

A nicotina contribui para aumentar a produção de ácido clorídrico, o que favorece a ocorrência de gastrite e úlcera. Fumantes também sofrem com mais frequência de refluxo gastroesofágico, que faz a pessoa sentir um líquido azedo subindo pela garganta.

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

Cálcio nas coronárias pode levar ao infarto e AVC

A existência de cálcio na coronárias está relacionado ao envelhecimento das artérias e é chamado […]

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão arterial e Exercício Físico

Hipertensão Arterial foi tema de Minicurso ministrado pelo Dr Nelson Kato, cardiologista da Cemel

Varizes – Histórico Familiar

Varizes – Histórico Familiar

Dr Gustavo Coffler fala sobre a influência do histórico familiar nas doenças vasculares